sexta-feira, 10 de abril de 2015

Carne vermelha: porque comer?


Você sabia que a criação de animais para consumo humano em escala industrial está relacionada com o desmatamento da Amazônia, o aquecimento global, o desperdício de água e até com o trabalho escravo
Isso tudo se soma aos riscos para a saúde que a ingestão excessiva de carne – principalmente vermelha e processada – pode trazer. Não se trata de negar o valor nutricional que ela tem, mas de entender que comemos muito além do que precisamos. E que o meio ambiente não vai suportar esse padrão em escala mundial. Segundo Mark Bittman, do New York Times, 30% da superfície terrestre está direta ou indiretamente dedicada à criação dos animais que vamos comer. Mantendo a tendência atual, a previsão é que essa porção dobre nos próximos 40 anos.
Texto  completo aqui

Li este texto e achei muito interessante, porque na hora que comemos a carne vermelha, ninguém lembra destes detalhes, só pensa no prazer de consumir.
O autor ficou uma semana sem comer carne, num desafio, e sentiu muita dificuldade, afinal no inicio é muito difícil, mas posso dizer que depois você acaba acostumando. Eu fiquei 18 anos sem comer carne vermelha e de bobeira voltei comer, claro que se você almoça todo dia fora é mais fácil não comer carne vermelha, os restaurantes tem mais opção, mas para o dia a dia, dá mais trabalho fazer o almoço e tem que ter mais criatividade.
Mas estou começando a parar de novo, tenho reumatismo de criança e a carne, é pacabá, o que mais contribui ...dá muita dor nas juntas .
Então seguindo raciocínio, do texto inicial, contribui uns anos com o planeta e pretendo contribuir mais, porque?
além ajudar o planeta vou estar ajudando meus ossos, articulações, fora que carne vermelha demora dias para fazer a digestão e nosso organismo agradece com mais saude!

Claro que ela não é totalmente vilã, estudos mostram que ingerir uma pequena quantidade de carne vermelha por dia deixa o corpo menos propenso a desenvolver distúrbios de ansiedade e depressão, e ela  é rica em ferro, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, sódio e outros nutrientes necessários para a boa saúde.

Mas acho que os pontos negativos são maiores como doenças cardiovasculares, colesterol alto etc.. a carne na grelha, é ainda pior, as gotas que vão pingando no fogo são formadas de um composto heterocíclico que estão associados a diversos tipos de câncer.

Bom, pelo sim e pelo não, vou parar.
Eu falei carne vermelha porque frango e peixe vou continuar comendo, mas não entra na minha alimentação muitas coisas como embutidos, frituras, refrigerantes, feijoada, doces (raramente) e contudo ainda tenho dores, então como já comi muita carne na vida, meu pai era açougueiro,não me importo de parar e ter uma vida sem dores e fazer uma prevenção com outros males maior!

Afinal , um salmão sabe ser bom!

Gravad lax de salmão
Gravad lax
Filé de salmão, 750 g Cebola, 160 g Açúcar, 4 colheres de sopa Sal fino e grosso, q/n Pimenta-do-reino, q/n Limão, 1 Endro, 8 ramos Creme de queijo Cream cheese, 200 g Ervas frescas, q/n Suco de 1 limão Sal e pimenta
Torta frango


Receita massa:
1 copo leite + 1 copo óleo, 3 ovos, trigo, fermento pó, pitada sal..
o trigo fui acrescentando a olho, a massa não ficou nem muito mole nem dura..media.
Recheio:
peguei frango desfiei coloquei fogo e fiz um molho básico , molho tomate, cebola, uma colher de katchup e uma de mostarda, acrescentei milho.
Coloquei massa forma após o frango, ervilha e queijo ralado pouco, porque não gosto de muito queijo.


Massa de panqueca, com ricota, brocolis, queijo.

Viram como dá para comer sem carne vermelha!

Até o próximo post!!


Zuleide Felisberto
Colaboradora do Blog.

Fotos arquivo pessoal Zuleide e google (peixe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário