sábado, 11 de abril de 2015

Àgua pH

O que é pH:
pH significa "potencial Hidrogeniônico".

 A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias.
As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14. 
Para manter o equilíbrio do pH é importante evitar alimentos com pH baixo (refrigerante, café, etc.) e consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar, etc.


pH do sangue

A diminuição do pH no sangue humano está relacionado com o surgimento de doenças. O valor normal do pH sanguíneo deve ser 7,4
Abaixo desse valor, a acidez do sangue torna-se um meio propício para os mais variados fungos, bactérias e vírus. Medições do pH da saliva de pacientes com câncer registraram valores entre 4,5 e 5,7.


pH da àgua
O "potencial hidrogeniônico" é uma escala que mede o nível de acidez da água. A recomendação da American Public Health Association é que o pH varie de 7 a 10, o que caracteriza uma água neutra ou alcalina. 

O sódio deve ser o primeiro fator a ser analisado, mas o ideal é buscar um equilíbrio entre um bom pH, uma quantidade pequena de sódio e bons níveis de outros minerais importantes para a saúde, como o potássio e o magnésio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de até 2.000mg de sódio por dia. Se você beber um litro de água mineral com 103,06 mg de sódio, já estará consumindo cerca de 5% da sua cota diária.


 pH 7 - é uma água neutra. Não corrige um eventual estado de acidez, mas também não o agrava.
- pH inferior a 7 - está perante uma água ácida. É isso que lhe convém?- pH superior a 7 - está perante uma água alcalina. Use e abuse!

O envelhecimento, o stress, a actividade física intensa, algumas doenças agudas e crónicas, o tabagismo e a poluição ambiental aumentam a produção de ácido pelas células.
A desidratação, a ingestão de água ácida e de alimentos acidificantes – açúcar, café, álcool, refrigerantes e carne – agravam ainda mais a acidificação do organismo.

Um organismo acidificado é obrigado a um constante esforço adicional para manter estável o seu pH sanguíneo. Está em sofrimento, as células têm dificuldade em desempenhar as suas funções e nos tecidos não há uma drenagem eficiente. 
Um organismo cronicamente acidificado tem um desempenho físico e mental deficiente. 
A pessoa sente-se desvitalizada, com falta de energia, fadiga fácil, menor resistência muscular, menor adaptação ao stress e baixa da capacidade mental.

A acidificação crónica do organismo favorece o aumento de peso, as dores musculares e articulares, a osteoporose, o stress oxidativo, as doenças degenerativas e oncológicas e acelera os processos de envelhecimento.
Como pode saber como está o seu pH?Através da medição do pH da urina com uma fita de analise específica.
A medição do pH da urina do meio da manhã indica o estado do equilíbrio ácido-base do organismo. Esse pH deve situar-se entre 7 e 7,5.
Como pode compensar e reequilibrar uma acidificação excessiva?
A ingestão de água alcalina é o melhor e mais eficaz meio de compensar a acidificação do organismo associada ao avançar da idade e às condições adversas da sociedade moderna.
Para ser eficiente, a ingestão de água alcalina deve fazer-se em jejum e entre as refeições, 2 litros por dia.
Até correcção de acidificação crónica a quantidade diária de água alcalina pode ser aumentada para 3 a 4 litros por dia.




Fonte:http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/beber-agua-alcalina-um-segredo-de-vitalidade-e-longevidade/http://www.significados.com.br/ph/


Até o próximo post!
Janizio Feslisberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário